Páginas

fevereiro 26, 2012

Compilando Software a Partir do Código Fonte

Já deve ser de conhecimento que você pode alterar o código fonte de software livre e adequá-lo as suas necessidades. Pegando esse embalo, será mostrado como compilar e em seguida como instalar o software compilado a partir do código fonte, utilizando o SO Ubuntu.

Primeiramente, você deve ter o código fonte. Este geralmente é disponibilizado nos sites oficiais dos programas. Aqui irei utilizar o Geany como exemplo. 
O Geany é uma IDE leve, robusta para programação e multiplataforma. Você pode encontrar o código fonte dessa IDE clicando aqui. Ou utilizar sites como sourceforge.net para baixar códigos fontes.
No caso do Geany, tem-se duas formas de arquivos empacotados e compactados (.tar.gz e .tar.bz2).

Após o download, se preferir, use o Terminal para descompactar os arquivos. No caso do arquivo geany-0.21.tar.gz, descompacte assim:
tar zxvf geany-0.21.tar.gz
E no caso de você ter baixado o geany-0.21.tar.bz2, descompacte assim:
tar jxvf geany-0.21.tar.bz2

Entre no diretório descompactado:
$ cd geany-0.21
É necessário que se leia dois arquivos importantes: O README e o INSTALL - os dois trazem informações importantes sobre os pacotes e sua instalação.
Para lê-los:
$ less README
Para sair da tela de leitura, digite ":q"
$ less INSTALL
Para sair da tela de leitura, digite ":q"

No seu Linux, você já deve ter instalado compiladores C, C++ e GCC. Se não os têm, instale. Utilize o Central de Programas Ubuntu e/ou Gerenciador de Pacotes Synaptic.

Continuando no mesmo diretório execute o script "configure". 
$ ./configure
Esse script é gerado pelo desenvolvedor do software para examinar o seu sistema operacional em busca de bibliotecas e arquivos de configuração e executáveis necessários para a compilação do código fonte em questão. Se não houver falta de nenhuma biblioteca e/ou arquivos, será gerado um arquivo chamado de Makefile. Caso contrário é mostrado uma mensagem indicando o erro.

Vamos a compilação!
Digite:
$ make
A compilação demora de acordo com o tamanho do software. Ou seja, softwares maiores demoram mais do que os softwares pequenos.

Se não houver erro, o programa está compilado. E para instalá-lo é necessário permissão de root.
$ sudo su
Depois, utilize o "make" para instalar:
# make install

Pronto!
Se quiser desinstalar:
# make uninstall


Agora, que você já sabe como compilar código fonte. Baixe um de algum software que você queira melhorá-lo, estude a documentação do software e faça suas alterações. E depois compile, instale, use e compartilhe. ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário