Páginas

dezembro 29, 2011

Impressora não imprime no Ubuntu

Figura 1 - HP Deskjet D1560

Após estar utilizando o Ubuntu há 3 anos, isso aconteceu comigo. Não levei tão a sério até que percebi que funcionava no Windows (uso dual boot). Mas com o pouco tempo que tinha esperei meu recesso de final de ano para pesquisar e resolver o "problema" - o que resultou nesta postagem.
Minha impressora é uma humilde HP Deskjet D1560, mas o que eu fiz serve para toda a marca HP, já que ela suporta drives de código aberto.
O caso é que eu poderia conferir os arquivos para a impressão, mas ou me retornava um erro ao tentar imprimir ou simplesmente não fazia nada. Porém, o mais marcante foi o surgimento de um ícone de impressora na barra superior do Gnome.
Em meios a pesquisas, conheci o "CUPS": Common Unix Printing System - é um sistema de impressão para computadores do tipo Unix, ele permite que um computador funcione como servidor de impressão. Ou seja, o CUPS oferece mecanismos que permitem que serviços de impressão sejam enviados para a impressoras de modo padrão. Antes do CUPS, era difícil encontrar um sistema de gerenciamento de impressão que funcionasse com uma grande variedade de impressoras.
Após isso, pensei: "Vou resetar o CUPS do Ubuntu!" - e tentei: 
$ sudo /etc/init.d/cups restart
Não funcionou =/
Pesquisando um pouco mais, tentei instalar ou reinstalar o CUPS e os pacotes HPLIP com o seguinte comando: 
$ sudo apt-get install --reinstall cups cups-driver-gutenprint hplip hplip-data
Ai funcionou \o/
Agora nada de reiniciar o PC para imprimir meus arquivos ^^.

Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário