Páginas

julho 21, 2011

Componentes de uma Rede [2]

Os cabos mais comuns utilizados em redes são: cabo coaxial, par trançado e fibra óptica.
O cabo coaxial foi um dos primeiros cabos utilizados em redes e está sendo desutilizado em redes locais. O mais utilizado é o chamado cabo coaxial fino ou 10Base2 e utilizam conectores tipo BNC. Esse cabo possui uma blindagem contra interferências eletromagnéticas ao longo do cabo, é mais barato que o par trançado blindado e tem uma melhor imunidade contra ruídos e contra atenuação de sinal. Porém, ele não é um cabo flexível, devido a blindagem, o que o faz quebrar com mais facilidade. É mais caro que o par trançado sem blindagem, e sua transferência máxima é de 10Mbps.
O cabo par trançado, existem dois tipos, o com e o sem blindagem. Sendo o com blidagem conhecido como STP (Shielded Twisted Pair) e o sem blindagem conhecido como UTP (Unshielded Twisted Pair). A única diferença é uma malha em volta do cabo que o protege contra interferências eletromagnéticas.
O mais popular é o cabo par trançado sem blindagem que utiliza conectores RJ-45. Esse tipo de cabo possui uma instalação fácil, barata e flexível. Porém, o cabo alcança no máximo 90 metros de transferência de sinal e sofre com interferência eletromagnética.
O cabo de fibra óptica além de ter uma rápida velocidade de transmissão, é totalmente imune a interferência eletromagnética. Graças a isso, é a melhor solução de cabo em ambientes, assim como indústrias, com muita interferência. Além dessa alta taxa de transferência, isolamento elétrico e velocidade, o cabo pode ser longo - o que o faz ser muito utilizado por governos em redes Wan. Porém, é muito caro, de difícil instalação e além de se quebrar com facilidade é difícil ser remendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário